Meio Ambiente e Biodiversidade

Dica Ambiental de Autodesenvolvimento

Por Lorena Gebara 22/10/2020

Aproveitando o momento das eleições municipais, separamos dicas que dialogam diretamente com a atual conjuntura politica do Brasil. Sempre ressaltando a pasta da educação e do meio ambiente, uma das mais afetadas nos últimos 30 anos na perspectiva de políticas publicas que garantam a áreas protegias, na prestação de serviços ecossistêmicos. O momento nos faz refletir sobre a ascensão da direita conservadora, dentro de uma crise político-econômica que legitima no neoliberal, o afastamento da estrutural estatal para dar lugar a uma onda de privatizações, cortes de verbas nas instituições publicas e reformas estatais com interesses obscuros. A ideia das dicas e trazer matérias com liberdade de expressão e quase sempre produções independentes que dialoguem com temáticas negligenciadas, como a crise socioambiental. Nossa intenção não é fazer propaganda politicas e sim fomentar reflexões criticas de importantes acontecimentos que afetam diretamente ou indiretamente as instituições democráticas do pais. Se mantenha atualizado e bem informado com a @biomaisciencia, siga a gente e bom proveito!

Dica de Filme: “Democracia em Vertigem” é um documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa, indicado ao Oscar de melhor documentário de longa metragem em 2020. Definido como “uma tragédia épica de corrupção e traição”, o filme retrata os bastidores do impeachment da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, a eleição do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e a crise político-econômica recente do Brasil. Com acesso privilegiado a Dilma, Lula, Bolsonaro e outros políticos importantes, o filme entrelaça o pessoal e o político para narrar um momento decisivo da história recente do Brasil, também considerado como “uma advertência a todas as democracias do mundo”. Em uma sucessão de eventos que se assemelha a um filme de suspense, o documentário captura intimamente os três presidentes enquanto eles lutam por suas vidas políticas, além de mostrar o dano colateral que essa luta teve sobre a democracia.

Habitos de Leitura: O livro “Capitalismo Natural: Criando a Próxima Revolução Industrial é uma elogiada por cientistas e personalidades como Fritjof Capra, Bill Clinton, Peter Senge e Oscar Motomura, responsável pela introdução da versão em português. A base da Nova Revolução Industrial é o Capitalismo Natural, modelo desenvolvido pelo físico nuclear e analista ambiental Amory Lovins, baseado na capacidade do homem de produzir mais e poluir menos, usando tecnologia e conhecimentos já existentes, demonstrando que os negócios e os interesses ambientais se complementam, para satisfazer melhor às necessidades dos clientes, aumentando lucros e, ao mesmo tempo, ajudando a resolver os próprios problemas ambientais, melhorando significativamente o desempenho de uma organização, e redesenhar a indústria a partir de modelos biológicos com zero de desperdício. Em suma, uma obra revolucionária.

Lorena Gebara é Pesquisadora, Bióloga de Campo e Educadora. Atua nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Educação e Gênero, elaborando projetos de desenvolvimento Socioambiental. Entre em contato pelas redes sociais e deixe seu comentário no Instagram @kiu_bio ou Facebook Kiu Bio  e receba consultoria personalizada em sustentabilidade integral.

Edição e Arte: Edson Paz

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: