Animais e plantas

Truque de mestre: lagartas “enganam” formigas pelo cheiro

As formigas são seres pequenos porém muito agressivos em algumas situações, elas percebem o ambiente e se orientam por meio do cheiro. Esses pequenos animais são predadores vorazes e não gostam muito de ser perturbados. Algumas espécies tem em seu cardápio as lagartas, porém, elas adquiriram maneiras de se esquivar dos ataques.

Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Campinas (UNICAMP), descobriram uma estratégia muito eficiente que as lagartas usam para se camuflar do ataque das formigas. Algumas lagartas são capazes de ficar com o mesmo cheiro das plantas que se alimentam, ou seja, elas se camuflam quimicamente, enquanto outras ficam com um cheiro aparente para indicarem que são parceiras das formigas (uma nova estratégia química chamada de conspicuidade química) e assim podem evitar ataques das formigas.

Foram estudadas lagartas de seis espécies de borboletas (Allosmaitia strophius, Chalybs hassan, Michaelus thordesa, Parrhasius polibetes, Rekoa marius e Rekoa stagira) que usaram essas estratégias químicas para lidarem com as formigas que interagem (Camponotus blandus e C. crassus) em Campinas e Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil.   

No vídeo abaixo o pesquisador responsável Luan Dias Lima explica como o estudo foi conduzido:

Link do artigo científico: https://doi.org/10.1111/een.12941

Edição:

Ewerton de Souza é licenciado em ciências biologicas pela UNICID, atualmente é mestrando no Instituto de Biociências da USP na área de Fisiologia Geral. É CEO criador da BIO+ e membro fundador da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: