Meio Ambiente e Biodiversidade

Dicas Ambientais de Autodesenvolvimento

Por Lorena Gebara 21/09/2020

As  Dicas são materias lúdicos complementares os temas dos artigos no blog, assim como o Dicionário Ambiental no Instagram . Nessa semana a proposta é se aprofundar no tema da Sustentabilidade, refletindo sobre nossas praticas nesse mundo que co-criamos.  Será que estamos produzindo sociedades sustentáveis? Como as sociedades escolhem o fracasso ou sucesso? Até que pondo podemos sustentar esse estilo de vida da sociedade de consumo sem que ela entra em um Colapso? Todos esses fatos te parecem cientificamente palpáveis ou teorias da conspiração alarmista de ambientalista? Quantas reflexões a se fazer em um único tema que interliga tantas vertentes da ciência da vida. Se joga dentro desse documentário e dessa leitura dos fatos da vida real, que mais se parecem confecção e boa viagem !

Dica de Filme: Collapse que estreou no Festival Internacional de Cinema com críticas positivas é dirigido por Chris Smith. Um documentário americano que explora as teorias, escritos e a história de vida do controverso autor Michael Ruppert. O filme retrata uma sala que parece um bunker na qual Ruppert relata sua vida, incluindo os laços de seus pais com as agências de inteligência dos EUA e sua própria carreira como policial e detetive de Los Angeles. Ruppert resume as questões atuais de energia e economia, focalizando principalmente os conceitos centrais do pico petrolífero e do desenvolvimento sustentável. A maior parte do filme apresenta Ruppert fazendo uma série de previsões, incluindo agitação social, violência, deslocamento da população e colapsos governamentais nos Estados Unidos e em todo o mundo. Ele se baseia em notícias e dados disponíveis na Internet, mas aplica uma interpretação única que chama de “conectar os pontos”.

Habitos de Leitura: Colapso de Jared Diamond, analisa o que fez com que algumas das grandes civilizações do passado entrassem em colapso e o que podemos extrair disso. Assim como em sua obra anterior, Armas, germes e aço, Diamond tece uma tese global abrangente através de uma série de fascinantes narrativas histórico-culturais. Um panorama catastrófico do que acontece quando desperdiçamos nossos recursos, ignoramos os sinais de nosso meio ambiente. Danos ambientais, mudanças climáticas, rápido crescimento populacional, parceiros comerciais instáveis e pressões de inimigos foram fatores na queda de algumas sociedades, contudo outras sociedades encontraram soluções para esses problemas. Apesar da aparentemente inesgotável riqueza de nossa sociedade e poder político incomparável, sinais de alerta começam a emergir em áreas ecologicamente saudáveis. Que escolhas econômicas, sociais e políticas ainda podemos fazer para não termos o mesmo fim?

Lorena Gebara é Pesquisadora, Bióloga de Campo e Educadora. Atua nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Educação e Gênero, elaborando projetos de desenvolvimento Socioambiental. Entre em contato pelas redes sociais e deixe seu comentário no Instagram @kiu_bio ou Facebook Kiu Bio  e receba consultoria personalizada em sustentabilidade integral.

Edição e Arte: Edson Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: