Meio Ambiente e Biodiversidade

Dica Ambiental de Autodesenvolvimento

Por Lorena Gebara 02/09/2020

Para complementar a leitura dos artigos da Coluna Ambiental, proporcionamos o Dicionário Ambiental e as Dicas Ambientais. O Dicionário propõem explicar termos técnicos que muitas vezes nos criam dúvida durante as leituras de textos científicos. As  Dicas são materias dinâmicos e divertidos complementares aos temas dos artigos. Nessa semana reforçaremos a importância de pensarmos no impacto que estamos causando em nosso planeta Gaia (como a teoria reforça) como o Dia de Sobrecarga da Terra sinaliza. Então corre lá e leia o artigo completo “Todos os anos ultrapassamos a sobrecarga de regeneração da Terra”e divirta se com Anime e livro que separamos com muito carinho pra deixar sua semana mais divertida. 

Dica de Filme: Pra quem gosta de Anime essa é uma dica especial pra emocionar e refletir para onde a humanidade esta caminhando com hábitos tão insustentáveis. “Capitão Harlock: Pirata do Espaço” é um  anime japonês lançado nos cinemas em  2013, e exibido através de streaming pela Netflix em 2014. Num futuro distante, a Terra se torna um “Planeta Proibido” para os seres humanos espalhados no espaço. O planeta não tem recursos suficientes para acomodar toda a humanidade. O comandante da nave espacial Arcádia, o Capitão Harlock, é um pirata espacial que ama a liberdade escolheu enfrentar a Coalizão GAIA.

Habitos de Leitura: “Gaia: Cura para um Planeta Doente” neste livro o cientista James Lovelock apresenta a sua teoria ‘Gaia’, segundo a qual a Terra é viva e pode ser considerada como um gigantesco superorganismo vivo. Também apresenta um check-up da saúde de meia-idade do planeta. Como qualquer outra forma de vida madura, Gaia sofreu vários golpes, alguns deles sérios, ao longo do caminho. Até agora, a recuperação sempre foi completa, mas hoje Gaia está doente; ao que parece, a humanidade é parte do problema, e nós estamos apenas despertando para esse fato. A hipótese de Gaia, também denominada hipótese biogeoquímica é uma hipótese da ecologia profunda que propõe que a biosfera e os componentes físicos da Terra (atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera) são intimamente integrados de modo a formar um complexo sistema que mantém as condições climáticas e biogeoquímicas.

Lorena Gebara é Pesquisadora, Bióloga de Campo e Educadora. Atua nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Educação e Gênero, elaborando projetos de desenvolvimento Socioambiental. Entre em contato pelas redes sociais e deixe seu comentário no Instagram @kiu_bio ou Facebook Kiu Bio  e receba consultoria personalizada em sustentabilidade integral.

Edição e Arte: Edson Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: