Animais e plantas Meio Ambiente e Biodiversidade

O impacto das mudanças climáticas no ecossistema aquático

Por Thais P. de Araújo 31/07/2020

Estima-se que cerca de 1,0 ºC do aquecimento global tenham sido causados pelas atividades humanas, dentre elas desmatamento, queimadas e poluição. E é previsto um aumento médio na temperatura global entre 1,8 ºC e 4,0 ºC até 2100 e, caso a população e a economia continuarem a crescer rapidamente, esse aumento poderá ser ainda maior chegando a 6,4 ºC. Esse aumento da temperatura pode causar danos irreversíveis aos ecossistemas, como a perda de habitats dos ecossistemas aquáticos. 

Foto por Markus Spiske em Pexels.com

Os peixes são o grupo de vertebrados com maior diversidade nos ecossistemas aquáticos, tendo cerca de 25 mil espécies conhecidas. São animais ectotérmicos, ou seja, tem a regulação da sua temperatura corporal dependente do ambiente em que vivem. Portanto, a temperatura do ambiente é um fator fundamental para esses organismos e alterações no clima podem alterar a fisiologia, o tamanho corporal, o comportamento e a reprodução dos peixes. Principalmente nas fases iniciais de vida, em que os peixes são mais sensíveis às mudanças do ambiente. 

As mudanças climáticas (elevação da temperatura e alteração nos regimes de chuva) podem afetar os peixes em diferentes níveis organizacionais, em nível de indivíduo, população e comunidade, causando modificações na diversidade, na estrutura e dinâmica do ecossistema aquático. 

Portanto, conhecer os efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas aquáticos é importante para conhecer a sensibilidade e as respostas biológicas dos peixes, para desenvolver ações afim de minimizar esses efeitos, além de conscientizar a sociedade sobre nossas ações e seus impactos no ambiente.

Thaís Paula de Araújo é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente é mestranda em Biotecnologia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no Laboratório de Processamento de Tecidos – LAPROTEC, onde desenvolve seu projeto avaliando os efeitos das mudanças globais em lagos tropicais.

Edição e Arte: Edson Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: