saúde

Quem é esse novo vírus com potencial pandêmico?

Por Paz & Souza 02/07/2020

Essa semana surgiu a notícia de um novo vírus da gripe detectado em porcos, que aparentemente pode ser transmitido entre seres humanos e tem potencial para causar uma nova pandemia. Essa informação deixou a comunidade científica em alerta mais uma vez.

O novo vírus é um influenza, ou seja, é muito parecido com o vírus que causou aquela pandemia de gripe suína em 2009 e que nada mais é do que uma variação do vírus H1N1. A principal diferença é que esse vírus passou por um processo biológico chamado de rearranjo. O processo de rearranjo acontece quando um indivíduo é infectado por mais de um vírus simultaneamente, e esses vírus possuem fitas de RNA diferentes. Quando isso acontece, as fitas de RNA viral podem se combinar e gerar um vírus novo. Importante ressaltar aqui que o rearranjo é um processo biológico natural. Para saber mais sobre os vírus leia o nosso texto Vírus. O que é? Por onde anda? O que come?.

Até o momento foram testados algumas pessoas que trabalham com porcos na China e concluíram que 10% dessas pessoas testadas estavam com esse novo vírus. Esses testes revelam o fato de que esse novo vírus já esta sendo transmitido de alguma maneira para os seres humanos. E sabemos que os porcos são hospedeiros de outros vírus que já causaram pandemias no passado, incluindo a própria gripe suína. É algo comum o vírus da gripe sofrer esses tipo de variação, mas a ciência precisa ficar de olho e observar de perto o comportamento desse influenza atual para que possamos responder rapidamente e não deixar sair o controle.

Como o vírus influenza é muito bem estudado,  existe a possibilidade de que outras vacinas funcionem para esses mesmos vírus, e isso pode ser uma vantagem. É sabido que o controle da vacinas contra influenza é muito boa, mas ainda existe a preocupação com esse vírus, e um dos motivos é o fato dele possuir uma partezinha semelhante aos vírus da gripe aviária, que, ainda não há tratamento e cura. Esse é mais um motivo para os cientistas ficarem bem atentos com esse novo vírus.

Há vários grupos de pesquisas que trabalham com esse tipo de vírus no mundo, como já teve o alerta, será importante olhar com mais dedicação a ele para evitar a dispersão do lugar de origem. Ao que tudo indica, os cientistas estão buscando acompanhar de perto os casos, e, apesar do período difícil causado pela pandemia do coronavírus, a ciência vai ter de começar a observar esse novo vírus influenza também.

Fica seguinte pergunta: por que está surgindo tantas doenças novas em tão pouco tempo? A BIO+ fez recentemente um vídeo no youtube explicando o motivo de tantas doenças infecciosas estarem surgindo nos últimos anos:

Assista o nosso vídeo e entenda porque novas doenças estão surgindo cada vez mais rapidamente no mundo.

Mais de 60% das novas doenças infecciosas são de origem animal, sendo classificadas como zoonoses, e esse processo de transmissão de doenças de animais para seres humanos, que intensificou devido a produção pecuarista e também da invasão aos habitats de animais silvestres (71,8% das zoonoses vem de animais selvagens). O vídeo é bem curtinho e vale apena dar uma conferida.

Edson Paz é professor, divulgador científico e formado em biologia pela UNIOESTE de Cascavel-PR. É apaixonado por tudo que envolve ciência e tecnologia. Atualmente é CSO no grupo BIO+ e membro da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciências.
Ewerton de Souza é licenciado em biologia pela UNICID, atualmente é mestrando no Instituto de Biociências da USP na área de Fisiologia Geral. É criador da BIO+ e membro fundador da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) onde atua na atual gestão como parte do conselho fiscal.

Edição e Arte: Edson Paz e Ewerton Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: