Biotecnologia e produção saúde

USP está desenvolvendo vacina em spray contra a Covid-19

Por Edson Paz 12/06/2020

A maior novidade da vacina em desenvolvimento na Universidade de São Paulo (USP) fica por conta do modelo de aplicação, pois ela não será injetada, e sim aplicada por spray.

A vacina contra a covid-19 será administrada na parte interna do nariz, o que deverá facilitar a aplicação em crianças e idosos. A vacina injetável é mais invasiva e sempre causa um desconforto durante a aplicação.

Esse procedimento de aplicação de vacina por spray, já apresentou bons resultados quando uma vacina contra a hepatite B foi aplicada em camundongos. Por esse motivo, existe a expectativa, por parte dos cientistas envolvidos no projeto, de que o método funcione bem contra a Covid-19.

Essa tecnologia é possível pois os pesquisadores utilizam nanopartículas, contendo dentro delas o agente da vacina, que se grudam na superfície das células. As nanopartículas conseguem ficar grudadas nas células do nariz por até 4 horas, tempo suficiente para as células de defesa do nosso organismo identificar e se preparar contra o vírus da Covid-19.

O projeto conta com a ajuda de uma indústria farmacêutica, e os primeiros protótipos devem chegar em breve; assim que chegarem, o procedimento será realizado em ratos. Este projeto é multidisciplinar e conta com a ajuda de vários cientistas da USP e Unicamp e ainda com uma startup.

Edson Paz é professor, divulgador científico e formado em biologia pela UNIOESTE de Cascavel-PR. Tem curiosidade por praticamente tudo que envolve ciência e tecnologia. Atualmente é CSO no grupo BIO+ e membro da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciências.

Você pode clicar aqui para mais detalhes

Edição e Arte: Edson Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: