Meio Ambiente e Biodiversidade

Qual sua relação com o planeta? Saiba o impacto que você causa.

Você já parou para pensar que tudo o que fazemos ao longo de nossas vidas deixa marcas. Dependendo de como nos relacionamos, com quem e de que forma, podemos interagir positiva ou negativamente. Pois bem, com a Terra, o maior de todos os seres, não é diferente, para cada ação realizada há uma reação. E será que nossa ação, ao meio que habitamos está sendo construtiva ou destrutiva? Para essa pergunta, alguns cientistas tentaram responder com uma metodologia chamada de pegada ecológica.

De forma simplificada a pegada ambiental ou ecológica é uma fórmula que busca medir o conjunto de rastros deixados pelas atividades antropicas no meio ambiente. Ela tenta mensurar o consumo de recursos utilizados para manter o nosso estilo de vida e o da sociedade contemporânea. O método é uma tentativa de quantificar o impacto das atividades humanas na biosfera e a capacidade do planeta em se regenerar, tentando, assim, evitar uma sobrecarga. Portanto,  quanto maior a  pegada, maior o impacto causado.

Ou seja, a pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade que acompanha a ocorrência das demandas humanas por recursos naturais, necessária para a elaboração de bens de consumo e serviços, com a capacidade de resiliência do planeta, diante sua constante exploração. O conceito de pegada ecológica refere-se também à quantidade de resíduos que produzimos, em relação ao quanto o planeta consegue absorvê-los e transformá-los em recursos ao longo do tempo, que é a biocapacidade.

Portanto, se o nosso nível de consumo for maior do que aquilo que pode ser reposto pela natureza, significa que estamos vivendo em uma sociedade não sustentável, próximo aos limites de sobrecarga, representando uma ameaça à manutenção da vida no planeta. Alguns estudos afirmam que, se o mundo inteiro mantivesse o mesmo nível de consumo das grandes potências econômicas, como EUA e Europa, seriam necessários cerca de quatro planetas iguais ao nosso para manter uma biocapacidade equivalente. Por isso é necessário pensar em novas formas de reduzir o consumo, como também de fazer escolhas menos impactantes.

Tanto a pegada ecológica quanto a biocapacidade são expressas em hectares globais (gha), o que representa a capacidade de produção de um hectare de terra, considerando a produtividade média mundial. A fórmula mesmo complexa ainda é subestimada, uma vez que grande parte dos produtos industrializados, não internaliza algumas matérias-primas no custo de produção. Materiais naturais de vital importância como o solo, a água, o clima, os ciclo de nutrientes, os quais não são embutidas no valor das mercadorias, tornando se externalidades, sem valor aos olhos do mercado.

 Para quem se interessou em saber o impacto causado por seus hábitos, mas achou o tema um tanto complicado, não se preocupem que damos essa ajudinha. Existem programas que realizam esse calculo de forma fácil e divertida. Basta você responder algumas perguntas que ao final você terá ideia de quantos planetas são necessários para suprir seu padrão de consumo. Clique na imagem abaixo e faça o teste.

Agora que você já mensurou os seus hábitos de consumo, que tal descobrir como direciona-los para escolhas mais sustentáveis. Continue seguindo os artigos da semana da biodiversidade aqui na BIO+ e descubra como transformar pequenas mudanças de hábitos em escolhas mais saudáveis a saúde do planeta e para nossa também. Até lá! #secuide #cuidedoplaneta

Lorena Gebara: Pesquisadora, Bióloga de Campo e Educadora. Atua nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Educação e Gênero, elaborando projetos de desenvolvimento Socioambiental. Entre em contato pelas redes sociais no Instagram @kiu_bio ou Facebook Kiu Bio (consultoria personalizada em Sustentabilidade)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: