Nota do Editor
O grupo BIO+ foi criado com o objetivo de aproximar a ciência e o cientista da sociedade. Além da produção em mídias digitais o grupo pretende criar eventos presenciais com incentivo a ciência, popularização da ciência e inovação.

BIO+: divulgando o mundo das ciências da vida

Por Ewerton Souza

Você já deve ter ouvido falar em algum canal de divulgação científica, certo? Estes canais divulgam e popularizam a ciência que é desenvolvida no Brasil e no mundo. Com uma nova proposta, o grupo BIO+ tem como objetivo divulgar a ciência produzida no Brasil com um foco especial na área de ciências da vida. A ideia é colocar a ciência e os cientistas mais próximos dos brasileiros. Afinal, numa era em que as “Fake News e o negacionismo predominam, falar de ciência é crucial.

Mas o que é a BIO+ e quem está por trás dessa iniciativa?

Em 2015, a BIO+ foi criada como uma página no Facebook com a intenção de divulgar curiosidades, informações e novidades da área das ciências biológicas. A página cresceu rapidamente e hoje possui milhares seguidores, inclusive no Instagram. O grupo também possui um canal no Youtube onde atua na produção de vídeos. Esta grande audiência mostra, além do sucesso do grupo em fazer divulgação cientifica, o quanto as pessoas se interessam por ciência e que muita gente gosta de biologia!

Como principal objetivo, o grupo BIO+ visa levar a ciência de uma forma simples para o maior número de pessoas, e assim contribuir com a popularização e valorização da ciência em nosso país, aumentando o elo entre os cientistas e a sociedade.

O conteúdo produzido pelo grupo BIO+ é bem diversificado. Além de apresentar o dia-a-dia do cientista na universidade, a BIO+ compartilha informações e curiosidades de diferentes áreas das ciências da vida, como saúde, meio ambiente, zoologia, etc. A equipe aposta também no entretenimento, tornando o conteúdo mais atrativo e melhorando o envolvimento com o público. O grupo se preocupa também em incentivar a pesquisa e a inovação nessa área do conhecimento.

Hoje, o grupo BIO+ é formado pelos biólogos Ewerton Souza, Edson Paz e Jair Francisco, e pelo administrador de empresas Gustavo Brian. Juntos trabalham popularizando a ciência nos meios digitais, com o desafio de mostrar os benefícios que a ciência proporciona e as maravilhas do mundo vivo.

Membros da BIO+, Edson e Ewerton, também são fundadores da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência), da qual fazem parte da gestão atual.  A RedeComCiência é mais um aliado da ciência e reúne profissionais interessados em discutir, amplificar, viabilizar e melhorar o jornalismo e a comunicação de ciência em nosso país, conectando o cientista e os comunicadores de ciência com o objetivo de fomentar a divulgação cientifica brasileira.

O time de profissionais da BIO+ também contribuiu para a fundação do Núcleo de divulgação cientifica do Instituto de Biociências da USP, onde atua nas principais atividades dentro do instituto voltadas para o ensino, pesquisa e prática da divulgação científica.

Você pode contribuir com o trabalho do Grupo BIO+, sugerindo assuntos, interagindo e compartilhando nossos conteúdos no Facebook e no Instagram. E caso tenha interesse em colaborar conosco, entre em contato através das nossas redes sociais ou do e-mail grupobiomais@gmail.com

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: